Fique por dentro das notícias do mundo contábil

Tire suas dúvidas com nossos conteúdos sobre a área. Explore artigos importantes, insights valiosos e histórias que vão além do convencional.

Imposto de Renda 2024: Tudo o que Você Precisa Saber

O prazo para enviar a Declaração do Imposto de Renda 2024 (ano-base 2023) começou às 8h desta sexta-feira (15) e se estende até 31 de maio, às 23h59. Este ano, a expectativa é de que cerca de 43 milhões de declarações sejam entregues à Receita Federal, um aumento em relação ao ano anterior.

Novidades para 2024

O Que Não Mudou

Os valores de dedução permanecem os mesmos: até R$ 2.275,08 por dependente; até R$ 3.561.60 por pessoa em despesas com educação; e até RS 16.754,34 para quem opta pelo desconto simplificado.

Restituições e Multas

As restituições serão distribuídas em cinco lotes, com as datas de pagamento definidas para 1 de maio, 28 de junho, 31 de julho, 30 de agosto e 30 de setembro. Quanto às multas, quem enviar a declaração fora do prazo determinado pela Receita Federal deverá pagar uma multa de 1% sobre o imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74, ou de 20% do imposto devido, prevalecendo o maior valor.

Quem Deve Declarar?

Você deve declarar o Imposto de Renda 2024 se:

Quem Não Precisa Declarar?

Você não precisa declarar o Imposto de Renda 2024 se não se enquadra em nenhuma das situações acima, ou se consta como dependente em declaração de outra pessoa, na qual tenham sido informados seus rendimentos, bens e direitos.

Como Declarar

O programa Imposto de Renda 2024 pode ser baixado no site da Receita Federal ou pelo aplicativo Meu Imposto de Renda. Certifique-se de enviar sua declaração dentro do prazo estipulado para evitar multas e garantir sua restituição, se aplicável.

Não deixe de cumprir suas obrigações fiscais e aproveite para garantir seus direitos e benefícios com o Imposto de Renda 2024!

Se precisar de mais informações, entre em contato conosco para te ajudar.

Visite nosso blog para conferir mais conteúdos.

Marketing

Marketing - Rissi Contabilidade Médica

Fale com a nossa equipe pelo WhatsApp