Administrar o tempo é sempre uma tarefa extremamente complexa. Você planeja sua agenda com todo o cuidado, organiza seus compromissos com base nos horários disponíveis, mas quando chega a hora da consulta o paciente não aparece. O que fazer?

Grande parte dos médicos e profissionais da saúde passam por isso. A maioria relata que dificilmente são avisados com antecedência o que gera um enorme prejuízo, não só financeiro, mas também com tempo ocioso, principalmente para aqueles que tem consultório próprio.

Os motivos para o não comparecimento na consulta são vários: imprevistos, necessidades mais importantes, dentre outros, mas a verdade é que ninguém quer passar por isso, não é mesmo? Não é simples dizer que você conseguirá atingir 100% de presença com facilidade, mas há maneiras de reduzir cada vez mais o cancelamento de consultas em seu consultório. Quer saber como? Então confira as dicas abaixo:

  • Fidelize seus pacientes
    Se o paciente confiar em você e conhecer seu trabalho dificilmente faltará a consulta. Um bom atendimento é o primeiro passo para a fidelização e atendê-lo no horário também faz parte deste processo.

    Nas primeiras consultas uma boa impressão sobre o consultório também conta muito. É preciso que tudo esteja organizado e limpo, mostrando que há um cuidado com o ambiente profissional.

  • Investir em comunicação
    Como dissemos anteriormente, um paciente que confia e conhece seu trabalho dificilmente falhará na ida para a consulta e parte deste ciclo se dá com uma boa comunicação entre a clínica e os pacientes.
    É preciso estreitar relacionamentos investindo em disparos de e-mail, atendimento qualificado e
    estratégias de marketing para que o paciente reconheça o valor do seu trabalho.

  • Utilizar a tecnologia
    Já falamos muitas vezes por sobre a importância da tecnologia na área de saúde e como ela tem ajudado cada vez mais os profissionais que decidem investir e inovar. Com o agendamento de consultas não é diferente, já existem aplicativos onde o paciente pode marcar sua consulta de forma bem rápida, podendo evitar assim os cancelamentos.
    É importante que você, como médico e profissional da saúde, esteja sempre ligado com inovações que surgem todos os dias, pois elas podem otimizar processos e ajudar a corrigir problemas pequenos e corriqueiros como este.

O cancelamento de consultas pode ser reduzido se forem feitas algumas das ações citadas acima. Para otimizar ainda mais tempo nos processos, conte com uma empresa especializada na área médica para cuidar da parte financeira e contábil de sua empresa. Assim, você terá muito mais tempo livre para se dedicar ao que realmente importa.