Que o Instagram é uma das redes sociais preferidas e mais acessada no mundo, não temos dúvidas, mas você sabia que estar presente nela pode trazer muita visibilidade e novos pacientes?
Com baixo custo e uma boa distribuição é possível alcançar resultados satisfatórios e reais. Quer saber como? Preparamos um passo a passo com os itens mais importantes na hora de fazer um bom planejamento de marketing. Confira:

  • Defina objetivos
    Toda vez que um negócio se inicia é importante ter os objetivos muito bem definidos, isso não é diferente para clínicas ou consultórios que estão dando seus primeiros passos. Saber onde quer chegar ajudará no processo para alcançar os resultados, inclusive nas redes sociais. Perguntas como: “por que quero ter essa rede social? ” e “qual é o principal retorno que a rede social deve me trazer? ” devem ser feitas desde o começo para que os objetivos estejam alinhados com as ações.
  • Estabeleça seu público-alvo
    Essa talvez seja uma das etapas mais importantes. É preciso desenhar perfeitamente seu público alvo. Saber para quem você irá direcionar suas postagens fará toda a diferença na produção de conteúdo e mensuração de resultados mais assertivos. Isso também influenciará no engajamento: conteúdos relevantes tendem a ser mais compartilhados.
  • Crie linhas de conteúdo
    Quantidade nem sempre significa qualidade, mas ter uma boa frequência de postagens é primordial para quem quer ser visto nas redes sociais. Criar linhas de conteúdo também ajudam na hora de produzir o material. Você pode, por exemplo, definir assuntos básicos que serão trabalhados e deixar lacunas que podem ser preenchidas por datas sazonais ou assuntos de última hora que sejam importantes.
  • Use todos os recursos do Instagram
    Costumamos dizer que se está ali é porque tem um motivo e com o Instagram não é diferente. A rede social possui uma infinidade de recursos que vão desde filtros para fotos até diferenciais na edição de vídeos. Os stories também não ficam atrás. Este formato de vídeo vertical de poucos segundos conquistou os brasileiros e deve ser uma aposta no momento de criar o conteúdo. O IGTV também deve ser explorado, com vídeos maiores de assuntos que demandam mais tempo para serem explicados.
    Outra dica valiosa é: responda aos comentários e mensagens recebidas, sempre de forma cordial e educada. Isso melhora o engajamento e traz uma relação de proximidade entre o médico e paciente. Mas cuidado, consultas pela internet são proibidas, deixe isso sempre bem claro no início de qualquer conversa.
  • Use #
    Outro exemplo de coisas que não existem por acaso são as famosas hashtags. Elas ajudam pessoas que não conhecem seu trabalho a encontrar você de forma mais fácil. O recomendado é que você use até cinco hashtags por postagem, para evitar o efeito reverso e tornar a busca mais difícil.
  • Esteja dentro das regras
    O marketing para médicos é uma estratégia importante para divulgar serviços e atrair novos clientes, porém deve ser feito com cuidado, já que existem uma série de regras estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina que devem ser rigorosamente cumpridas.

Agora que você já tem o passo a passo é só colocar em prática e começar a divulgar seu negócio. Lembre-se que contar com a ajuda de bons profissionais é extremamente importante em diferentes áreas. Para te ajudar com os processos administrativos, financeiros e contábeis, a Rissi Contabilidade Médica conta com profissionais qualificados que podem te auxiliar em todos os momentos.