Nenhum médico ou profissional da saúde abre uma clínica pensando em fechar as portas, por isso é muito importante observar pequenos erros que podem ser fatais na vida empresarial do seu negócio.

Organização e conhecimento são itens primordiais para o bom desenvolvimento de sua clínica. Noções básicas de administração e finanças também não ficam para trás, é importante não se limitar ao seu conhecimento universitário e ir além para não ter surpresas desagradáveis.

Neste post iremos listar os principais motivos pelos quais as clínicas fecham, confira:

  • Falta de um planejamento eficiente
    Um planejamento bem feito é a base de sucesso para qualquer negócio. É preciso ter os objetivos, metas e estratégias muito bem definidos para saber aonde quer chegar.
    Logo no início do projeto é preciso se atentar com a parte burocrática que vai desde os documentos básicos até autorizações da prefeitura e vigilância sanitária.
    É importante também se atentar a possíveis reformas, investimentos para valorização do ambiente e até a contratação de equipamentos tecnológicos e funcionários, tudo isso deve ser anotado e considerado.

  • Não otimizar processos
    Embora muitos médicos e profissionais da saúde já estejam acostumados a trabalhar de uma maneira padrão, não podemos negar que a tecnologia tem estado cada vez mais presente na área da saúde, atuando como grande aliada na otimização de processos básicos como agendamento de consultas, envio de lembretes sobre a consulta para pacientes, análise de prontuários e até cobranças. Portanto, é preciso estar atento a processos que podem ser feitos de maneira muito mais eficiente e com redução de custos e tempo.

  • Depender apenas de indicações para conquistar novos pacientes
    O famoso “boca a boca” é muito importante em qualquer carreira, mas você não pode depender apenas disso. É preciso investir em outras maneiras de divulgação e ferramentas de marketing para que você conquiste um bom posicionamento no mercado.

  • Não fazer uma boa gestão financeira
    Nenhum negócio sobrevive sem uma gestão financeira saudável, por isso é importante sempre registrar todas as entradas e saídas, separar gastos pessoais com gastos da empresa para que seja feita uma boa administração.

    Evitando todos esses erros que contribuem para um mal funcionamento e fechamento da clínica, você conseguirá cuidar de todos os processos e alcançar o tão sonhado sucesso profissional. Não esqueça que para cuidar dos processos contábeis e financeiros de sua clínica é preciso contar com uma empresa especialista no assunto. Conte com a Rissi Contabilidade Médica.