Hoje em dia, dois dos maiores desafios de clínicas e consultórios são a atração e retenção de pacientes particulares na rotina de atendimento. Os motivos para isso são diversos, como o aumento da flexibilidade dos pagamentos de planos de saúde ou condições econômicas do país. 

Mas, nem por isso essas são tarefas impossíveis. Pelo contrário! 

Quanto mais você se diferenciar entre os serviços oferecidos pela concorrência, mais atraente você será para esse público exigente, que busca por personalização e sentimento de prioridade.  

Então, fique atento a essas dicas que a Rissi Contabilidade trouxe para você:

Defina quem é o seu paciente e o que ele necessita.

Antes de começar a propagar o seu serviço ou produto você precisa saber exatamente para quem você vai comunicar. 

Defina perfis de pacientes. Elenque faixas etária e econômica, raio demográfico, dificuldades e problemas que precisam ser solucionados, expectativas de conquistas e resultados mais próximos do concreto que você pode proporcionar.

Feito isso, comece a analisar e avaliar os serviços e produtos ofertados por você no seu consultório ou clínica. Eles atendem as necessidades e expectativas dos públicos definidos? 

Se sim, perfeito! Se não, busque no mercado soluções e especializações. Considere tais ações como investimento em você e no seu negócio, alavancando, assim, retornos mais eficientes.

Ofereça um atendimento de excelência.

Se coloque no lugar do paciente. O que faz brilhar seus olhos com relação a um serviço? 

Com certeza o atendimento foi um dos itens que você pensou. 

Pois bem, ele começa pelo primeiro contato entre o cliente e empresa (sim, você é uma empresa).

Aqui vai uma pergunta estratégica: em quais canais você vai disponibilizar atendimento? 

Telefone? Whatsapp? E-mail? Site? Mídias Sociais? 

Se todos esses estiverem em sua lista, então, em todos, você precisará responder com agilidade, eficiência e cordialidade. 

E aí vai uma sugestão: caso você abra um canal de comunicação por uma rede social, efetue o atendimento por ele (não estamos falando sobre consulta, ok?) ou seja, recepção e agendamento. Não o peça para entrar em contato por telefone ou fazer um cadastro pelo site. Isso gerará desconforto, uma vez que você disponibilizou o Direct ou Messenger da social media como ponte de comunicação. 

Quando o paciente entrar no seu consultório ou clínica, ele precisa se sentir acolhido. Por isso, treine a sua equipe de atendimento inicial para proporcionar uma recepção positiva, assim como o seu atendimento durante a consulta. 

E não podemos esquecer do pós-venda ou pós-atendimento. 

Entre em contato com o paciente, pergunte sobre o andamento do tratamento e dos resultados alcançados. Lembre-o de que já está na época de marcar o retorno e mantenha-se sempre presente, com uma mensagem atenciosa, nas principais datas do ano, como aniversário, natal e ano novo.

Paciente satisfeito estimula uma das principais divulgações do mercado, a boca a boca: eficiente e, principalmente, gratuita. 

Personalize e priorize-o.

O seu atendimento precisa ser de qualidade, não importa como será o pagamento feito pelo paciente. Lembre-se, todos precisam sair satisfeitos com o seu serviço.

Mas, você pode criar personalização de atendimento para alguns tipos de contratação de serviço (particular, por exemplo), como prioridade de agenda, oferta de produto/procedimento inclusa no valor da consulta, sala de espera exclusiva, etc. 

Esteja presente onde o seu paciente está.

Como dissemos acima, a comunicação boca a boca é interessante, mas se você quiser fazer sua carteira de pacientes crescer, você precisa aparecer. 

Depois que definiu o seu público-alvo, descubra onde ele está presente e como você pode propagar a sua marca, produto ou serviço em canais que o alcancem. 

Revistas, jornais, rádios, outdoors, malas diretas e meios digitais são oportunidades, mas você precisa saber, com precisão, em quais divulgar e como segmentar, caso contrário você não terá o retorno esperado e ficará insatisfeito com a ação. 

O ideal é que você tenha ajuda profissional para isso. Agências e profissionais de marketing e comunicação são os indicados para a execução deste tipo de serviço. 

Participe de palestras, congressos e ações de saúde com interação do público. As duas primeiras lhe proporcionarão créditos como profissional que se atualiza constantemente e a última lhe trará uma imagem humanizada.  

Gostou das dicas? Então fique atento as nossas publicações. Sempre trazemos informações interessantes para você, seu consultório ou clínica!