Todo profissional passa por um momento de alto estresse e sobrecarga no trabalho, aquela sensação de que você está no limite e a qualquer momento as coisas podem sair do controle. Entre os sintomas que demonstram que algo não vai bem podemos destacar: dor de cabeça, taquicardia, cansaço e irritação excessivos. Na área da saúde a sobrecarga pode ser ainda maior devido aos horários diferenciados de atendimento e situações difíceis que ocorrem todos os dias.

Pensando nisso separamos algumas dicas para você conter estes sintomas e manter uma vida saudável e feliz profissionalmente.

  • Identifique onde está o problema
    Quando você sente os primeiros sintomas da sobrecarga é preciso identificar as causas deste sentimento. Basta prestar atenção para perceber o que tem tornado empecilho em sua rotina.
    A partir disso, torna-se mais fácil corrigir o que está errado, desacelerar e retomar o caminho.

  • Pratique atividades prazerosas durante o dia
    A ideia de que apenas o final de semana foi feito para descansar e fazer o que gosta não está 100% correta. O excesso de trabalho causado por uma rotina desgastante faz com que muitas vezes a única distração do dia de um profissional da saúde seja o celular, mas isso pode mudar.
    Experimente fazer pequenas pausas durante o dia para ler um livro, tomar um café apreciando a natureza, ouvir uma música que goste, ir à fisioterapia e até praticar atividade física. Tudo isso tornará seu dia muito mais agradável e relaxante.

  • Conte com a ajuda da tecnologia
    A tecnologia pode e deve ser uma grande aliada do médico e profissional de saúde, principalmente nos processos que podem ser automatizados. Bons sotfwares te ajudam na melhoria do atendimento, agendamento de consulta, prontuários e até no controle do fluxo de caixa. Não tenha medo de inovar e melhorar formas de atuar que podem te trazer benefícios não tangíveis.

  • Mantenha o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal
    Na rotina pesada e corrida, muitos profissionais esquecem de fazer uma boa gestão de tempo, pensando principalmente no retorno financeiro. Entretanto esta é uma armadilha muito comum que traz consequências desastrosas.
    Focar em sua carreira sempre será bom, mas quando isso se torna uma crise é preciso ter cuidado. Equilibre-se entre estar com a família, amigos e fazer o que gosta e dedicar-se à sua profissão. Isso te deixará muito mais pronto para crescer na vida profissional.

  • Comunicação apenas na hora certa
    Estamos na era de pessoas 100% conectadas o tempo todo. Por um lado, isso traz muitos benefícios, mas não podemos esquecer que também tem pontos negativos. A menos que sua clínica atenda alguma especialidade de emergência, não há necessidade de estar online 24 horas por dia no Whatsapp, por exemplo. É sempre bom ter um canal direto com o cliente que estreite ainda mais a comunicação, mas limites precisam ser impostos para que ninguém seja prejudicado.

  • Descanse
    Descansar é uma regra de ouro para profissionais que desejam ter uma vida mais saudável. Desfrutar das horas corretas de sono e tirar um momento para relaxar a mente são essenciais para desacelerar o ritmo. Use a flexibilidade de horários a seu favor: vai atender até tarde? Não comece a agenda tão cedo. Respeite os limites do seu corpo.

  • Não retenha todas as atividades
    Sabemos que é absolutamente normal o profissional querer tomar conta de tudo em seu negócio, mas com o passar do tempo é natural que muitos processos deixem de ficar sob sua supervisão para que não haja sobrecarga. O mesmo vale quando o assunto é financeiro ou contábil. Para ter tranquilidade, conte com uma empresa especializada que cuidará de tudo para você, evitando tributações maiores e gastos desnecessários.

  • Tire férias
    É claro que aquela viagem anual não poderia estar fora destas dicas. Não há maneira melhor de desligar a mente e se reprogramar para uma nova fase que fazendo uma viagem. Utilize este tempo para se desligar totalmente, ficando longe do celular, dos compromissos e aproveite cada minuto deste novo ambiente para viver novas experiências.
    Sejam alguns dias ou um mês, não deixe de viajar frequentemente e dar uma pausa no trabalho. Invista em você!