Nunca se falou tanto de meio ambiente como nas últimas semanas. Durante muito tempo os recursos naturais foram explorados sem pensar nas consequências. Mas esta realidade já está mudando.

Muita empresa já tem começado a pensar na sustentabilidade, visando principalmente otimizar recursos, reduzir custos e reduzir impactos.

Com as clínicas médicas não tem sido diferente. Grande parte delas tem feito o uso da tecnologia a favor do meio ambiente.

Mas afinal, o que é sustentabilidade?

Sustentabilidade é atender com eficiência as atividades do presente, sem comprometer as gerações futuras, que também precisarão dos mesmos recursos.

Ter atitudes sustentáveis vai muito além de uma economia financeira, é se desenvolver e crescer sem afetar as gerações que virão.

Diversos hospitais e clínicas médicas estão crescendo de maneira sustentável. Mas se você pensa que os ganhos são apenas para o meio ambiente, está enganado, neste desenvolvimento, todos saem ganhando.

O conceito de uma clínica médica sustentável

Quando uma clínica médica decide ser sustentável algumas atividades simples começam a fazer parte do ambiente. Veja algumas delas:

– Prontuário eletrônico (isto evita o acumulo desnecessário de papel)
– Cartões de visita com papel reciclado
– Iluminação inteligente que gera economia
– Resíduos descartados corretamente (isto ajuda no processo de reciclagem)
– Produtos de limpeza biodegradáveis
– Implementação de descargas e torneiras que economizem água
– Zerar o uso de copos descartáveis (copos de silicone são uma alternativa e ainda podem servir de brinde para os clientes)

Todas essas atitudes custam muito pouco para o médico e geral um grande impacto, principalmente financeiro. Já que ser sustentável está totalmente ligado com gastar menos.            

Benefícios para sua empresa

Além dos benefícios no bolso, não podemos deixar de considerar que uma clínica médica sustentável certamente atrairá a satisfação dos seus pacientes.

Em um mundo onde as atitudes contrárias reinaram por tanto tempo, ser sustentável hoje em dia é sinônimo de empresa preocupada com o planeta.

Cada vez mais as pessoas estão interessadas por este assunto, por isso, se sua clínica adotar algumas dessas medidas, o impacto será muito positivo para os pacientes, que se orgulharão de frequentar uma clínica com boas práticas.

Além disso, o posicionamento da sua empresa estará à frente da concorrência. Daqui a alguns anos ser sustentável será obrigatório, então por que não começar agora?

Responsabilidade Social

Clínicas sustentáveis ajudam a formar uma rede de boas práticas na cidade em que atuam e acabam tornando-se exemplo a ser seguido.

Há uma grande exigência em torno dos empresários de todo o Brasil quanto a atitudes que interfiram no meio ambiente. Ter sua clínica ligada a esta proteção contará como um ponto positivo.

Agora que você já sabe que vale a pena mudar algumas atitudes, que tal começar pela escolha de uma empresa sustentável para cuidar da sua contabilidade? Aqui na Rissi adotamos boas práticas em prol do meio ambiente e sua clínica estará respaldada financeiramente.