Estamos na era da internet, da conexão e, claro, dos smartphones, que cada vez mais otimizam nosso dia a dia e nos oferecem praticidade.

Todo médico e profissional da saúde precisa evoluir junto com a tecnologia e, principalmente, utilizar de meios que o ajudem no planejamento e execução de seu cotidiano.

As funcionalidades dos aplicativos vão desde o pedido de uma comida até o auxílio em tarefas importantes, mas será que existem aplicativos que facilitam a vida do médico? É claro que sim e é por este motivo que iremos listar os 3 aplicativos mais importantes para você conhecer. Confira:

  • Whitebook
    O tradicional Black Book, muito conhecido na área da medicina já ganhou sua versão digital. Nela, aproximadamente 20 profissionais atualizam o software com base em livros e diretrizes atualizadas.
    O aplicativo contém orientações sobre prescrição de medicamentos, bulários e tabelas com o CID-10 e procedimentos realizados no Sistema Único de Saúde (SUS), itens de sucesso indispensáveis para a carreira médica.

  • Memed (Prescrição Digital)
    A tradicional receita com a prescrição médica e aquela letra difícil de entender já foi motivo de muito problema e é exatamente isso que o aplicativo Memed busca diminuir. Com ele, o paciente consegue acessar o receituário, aumentando assim a adesão em cumprir o tratamento.

    Para o médico, o maior benefício é a praticidade de poder prescrever os medicamentos em um aplicativo que acessa o banco de dados, identifica o nome do paciente, verifica protocolos cadastrados e ainda informa as composições e demais orientações. Além disso, ele tem parceria com farmácias, conseguindo checar a disponibilidade dos medicamentos e até oferecer descontos. A prescrição é enviada para o paciente através de um SMS.
  • Sistema Integrado Catarinense de Telemedicina e Telessaúde (Telemedicina)
    Para facilitar a vida do médico, o STT desenvolveu não apenas 1 aplicativo, mas 3.

    STT Meus Exames –  exibe os exames realizados pelos pacientes, desde o processamento até o resultado final. Possui também um histórico de exames armazenados no sistema. O acesso é feito através de um número de protocolo ou QR CODE do exame realizado.

    STT Móvel Laudos – este aplicativo permite que o profissional responsável pelo procedimento acesse as imagens que devem ser analisadas para laudo.

    Teleconsultorias – totalmente visionário na questão “telemedicina”, este aplicativo permite que o usuário (médico ou paciente) realize solicitações de teleconsulta, podendo esclarecer dúvidas sobre procedimentos médicos e tratamento.
    Mas atenção: é importante ressaltar que a teleconsulta jamais substitui uma consulta presencial.

Já é certo que a tecnologia estará cada vez mais presente na vida profissional do médico, por isso é importante se atualizar sempre e buscar inovações contínuas que facilitem o trabalho. Para cuidar da parte burocrática de sua profissão, a Rissi Contabilidade Médica oferece diversos serviços que te deixarão ainda mais tranquilo nos processos administrativos, contábeis e financeiros de sua empresa ou clínica.

E você, já conhecia algum destes 3 aplicativos? Ajude na atualização de seus colegas profissionais, compartilhando esta postagem e disseminando informação. Até a próxima!